API de Assinatura eletrônica: vantagens e como integrar

Quer ter agilidade e segurança na hora de assinar contratos ou outros tipos de documentos direto no seu sistema? Utilize a API de assinatura eletrônica da Assinafy!

Por Assinafy 22 de Maio de 2025 - Atualizado em 29 de Maio de 2025 5 min. de leitura
Homem sorridente com óculos de parla e equipe trabalhando em projeto de tecnologia em ambiente de escritório modernor, promovendo inovação e colaboração.

Uma API de assinatura eletrônica é a maneira mais fácil e rápida de integrar autenticações de documentos com segurança e validade jurídica aos sistemas da sua empresa. Trocando em miúdos, integrar essa solução é fazer com que ela funcione dentro do seu próprio CRM ou ERP, permitindo que você assine arquivos em seus softwares sem ter que abrir um site ou aplicativo diferente.

Se a sua equipe enfrenta pilhas e pilhas de papel para assinatura e tem medo de passar para o digital por conta da segurança ou da dificuldade de implementação, este guia vai tranquilizar todo mundo – incluindo a pessoa desenvolvedora que vai ter que fazer a implementação!

Conheça agora uma das melhores soluções com API para assinar documentos e descubra por que sua implementação é bem mais tranquila do que parece! 

Antes de mais nada: o que é uma API de assinatura eletrônica?

A API de assinatura eletrônica é uma interface de programação que conecta uma ferramenta de assinatura a outros sistemas que você já usa no seu negócio. Na prática, uma API (sigla para “Interface de Programação de Aplicações”) é uma ponte que conecta dois softwares, então, quando você precisar assinar algum documento no seu ERP, você poderá deixar a rubrica sem trocar de aba, tudo graças a essa “ponte”.

Isso quer dizer que, em vez de usar plataformas externas para fazer upload dos arquivos a serem distribuídos e assinados, a API já incorpora a assinatura diretamente nos softwares que toda a sua equipe já está acostumada a utilizar.

Além disso, o recurso permite que desenvolvedores validem documentações de forma automatizada e segura dentro de seus próprios fluxos, como em um sistema de vendas, Recursos Humanos, contratos e afins.

É muita vantagem para quem não tem tempo a perder!

Quais são as vantagens da API de assinatura eletrônica da Assinafy?

A API da Assinafy é gratuita, permite automatizar contratos, tem uma documentação completa e pronta para integração e foi pensada por desenvolvedores para desenvolvedores, com a finalidade de economizar recursos e tempo. Tudo isso com segurança de ponta e validade jurídica!

Ela permite a automação de contratos

A automação de contratos com API é uma verdadeira virada de chave em negócios que lidam com um grande número de acordos e nos quais uma autenticação segura desses arquivos é necessária, como departamentos de RH e escritórios de advocacia, por exemplo.

Isso porque a API de assinatura eletrônica permite deixar os aceites digitais e validar os documentos de forma online, sem burocracia e sem gastos com autenticações em cartório, já que as partes envolvidas podem assinar os acordos com apenas um clique e a própria API já criptografa as rubricas com validade jurídica.

É a facilidade que faltava no seu dia a dia!

Ela se integra facilmente a sistemas internos

O uso da API da Assinafy para assinatura nos seus sistemas internos vai agilizar – e muito! – o fluxo dos seus documentos, principalmente se a sua for uma empresa que já trabalha com vários sistemas e você não quiser ter que aprender a usar mais uma ferramenta.

Afinal, a autenticação dos arquivos e a sua transmissão acontece dentro da rotina corporativa que você e sua equipe já conhecem, sem interromper qualquer processo.

Ela foi pensada por desenvolvedores e para desenvolvedores

A Assinafy desenvolveu uma API de assinatura eletrônica para desenvolvedores que não querem perder tempo com a criação de uma nova solução, que costuma envolver correção de bugs e testes de compatibilidade. 

Com uma documentação já completa, o seu time de devs só precisa fazer algumas adaptações para implementar a solução, poupando tempo e dinheiro.

Ela economiza recursos e tempo

E não é só na integração que a API ajuda financeiramente sua empresa. A assinatura eletrônica em si elimina quase completamente o uso de papel e agiliza o encaminhamento de documentos para quem precisa tê-los em mãos, ou melhor, em telas.

Essa agilidade melhora o fluxo de trabalho e acaba com esperas na fila do cartório, garantindo uma vantagem estratégica ao seu negócio, além de uma economia que pode ser realocada para outras áreas.

Ela é segura e tem validade jurídica

O ponto mais importante desse tipo de solução é a garantia de que todos os documentos assinados têm validade jurídica reconhecida. A API da Assinafy é completamente adequada às normas da Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira (ICP-Brasil) e validada também pelo Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI).

Tudo graças à tecnologia usada para identificação dos usuários que interagiram com os documentos e à criptografia, que protegem sua empresa e os signatários, garantindo a autenticidade dos acordos.

Ficou interessado(a) em ter todas essas vantagens completamente adaptadas ao seu negócio? Então, é só implementar!

Como integrar assinatura eletrônica via API com a Assinafy? 4 passos simples

A integração da API de assinatura eletrônica da Assinafy é fácil e rápida, sem complicações. Acompanhe os passos!

  1. Faça um cadastro no site da Assinafy.
  2. Converse com o seu time de desenvolvedores e encaminhe a documentação da API para que eles iniciem a integração.
  3. Acompanhe o processo com os devs e alinhe prazos para que o recurso esteja funcionando dentro dos sistemas da empresa.
  4. Informe o resto da equipe sobre a novidade e faça um treinamento rápido para mostrar como funciona a assinatura eletrônica que eles passarão a usar no dia a dia.

Pronto! Sua equipe já vai ter acesso à plataforma com API de assinatura mais completa do mercado! Agora, é só usufruir das maravilhas dessa tecnologia.

Compartilhe:

Deixe seu comentário ou dúvida

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá conteúdos sobre tendências tecnológicas para gestão de processos e assinaturas, técnicas de venda e mais.