Alerta! 7 prejuízos por não usar assinatura eletrônica

Conheça os 7 piores prejuízos que muitas pessoas e empresas sem assinatura eletrônica acabam tendo hoje em dia. Fuja deles de graça!

Por Assinafy 31 de Julho de 2025 - Atualizado em 31 de Julho de 2025 6 min. de leitura
Homem de terno azul cobrindo o rosto com as mãos, expressando surpresa ou choque, com fundo branco limpo.

Se você optar por não usar assinatura eletrônica e continuar fazendo assinaturas à moda antiga, com certeza vai ter prejuízos financeiros. Além deles, talvez se depare com uma expressiva perda de eficiência e produtividade.

Os riscos de fraudes são intrínsecos, e sua empresa pode ficar para trás no mercado e na visão de clientes e parceiros, passando a impressão de ser desatualizada.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou, em uma pesquisa de 2024, que a digitalização de documentos reduziu em até 90% o tempo de formalização de negociações. As assinaturas eletrônicas, por sua vez, diminuíram em 80% o uso de papéis nos escritórios (e os custos, consequentemente).

A máxima vale para qualquer negócio: digitalizar é ser sustentável, em todos os sentidos! Este artigo vai lhe convencer, além de lhe apresentar a Assinafy: plataforma de assinatura eletrônica grátis, com API liberada! Boa leitura.

Ficar sem assinatura eletrônica = prejuízo na certa

Existem vários prejuízos por não usar assinatura eletrônica numa empresa ou num negócio, independentemente do setor de atuação ou do porte. Entre eles, destacam-se, por exemplo, a perda de eficiência, as despesas desnecessárias prejudicando o fluxo de caixa e a criação de uma imagem de desatualização frente a clientes e parceiros.

Esse formato online de assinar e compartilhar documentos é válido juridicamente, então, se você ainda não adotou por preocupações com adequação à Lei, chegou a hora de mudar de ideia.

Além disso, os benefícios da assinatura eletrônica chegam a surpreender – e quem se cadastra na Assinafy consegue usufruir de todos eles gratuitamente, com API completa também sem custo adicional.

Vamos por partes!

7 motivos para fugir das assinaturas à moda antiga

Torne-se adepto(a) da ideia de assinar tudo eletronicamente, se você quiser fugir de prejuízos com:

1. Perda de eficiência e produtividade

Com todas as etapas que a assinatura de um documento em papel exige, da impressão ao envio, considerando uma posterior digitalização, o tempo e a energia de uma ou mais pessoas que poderiam estar se dedicando estrategicamente à sua empresa acaba totalmente consumido.

Imagine só essa perda de recursos valiosos multiplicada por uma quantidade maior de contratos semanais: até os prazos ficam comprometidos!

2. Gastos desnecessários (e em excesso)

“É só uma impressão”, “é só um motoboy”, “é só um reconhecimento de firma”...

Cada “é só” vira uma despesa a mais no fluxo de caixa, sem contar os erros que precisam ser corrigidos, as perdas e rasuras e os retrabalhos e as refações muito mais frequentes nas assinaturas à moda antiga!

3. Riscos iminentes de fraudes

Ainda, as assinaturas físicas são mais vulneráveis e podem ser facilmente falsificadas, alteradas ou manipuladas sem que sobrem rastros.

Algumas garantias de segurança são reservadas à assinatura eletrônica. Você quer continuar abrindo brechas que colocam seu negócio em risco jurídico, financeiro e reputacional?

4. Dificuldades em disputas legais

E, se surgir algum tipo de acusação ou disputa contra a sua empresa na Justiça, você consegue provar que seus documentos são legítimos e apresentar dados que vão ajudar na sua defesa?

Muitos papéis assinados fisicamente recebem constatações por falta de comprovação de autoria ou integridade. Por outro lado, documentos com assinatura eletrônica trazem registros assertivos e válidos de informações essenciais.

5. Perda de oportunidades

No mundo dos negócios, acertar o timing para fechar um acordo é indispensável: enquanto você imprime um papel e leva para a outra parte assinar ou precisa esperar uma assinatura presencial de um terceiro envolvido, sua concorrência já firmou negócio em alguns cliques.

Cada minuto de atraso pode significar a perda de um cliente, de uma venda ou de uma parceria estratégica, afetando diretamente a capacidade que o seu negócio tem de gerar receita.

6. Espaço físico mal aproveitado

Não bastasse, como documentos físicos precisam ser arquivados, organizados e protegidos, você provavelmente está subaproveitando boa parte de um espaço físico dedicado às operações da sua empresa.

Sejam apenas prateleiras, armários ou salas inteiras, pense em quantas outras maneiras de ocupar essas áreas, senão com um monte de papel – correndo risco de sujar, molhar, rasgar etc.!

Esse acúmulo de documentos ainda gera bagunça, dificulta o acesso rápido à informações importantes e exige manutenção constante.

7. Imagem de desatualização

Para fechar a lista de perdas sem assinatura eletrônica, a imagem de desatualização de quem não usa a alternativa pega mal no mercado.

Empresas que ainda solicitam assinaturas físicas a seus stakeholders passam a impressão de estarem paradas no tempo, conquistando a desconfiança de muita gente.

Sem contar que os consumidores do século XXI buscam, cada vez, marcas que trabalham de forma a preservar o meio ambiente, não o contrário.

Tempo é dinheiro! Dinheiro é fluxo de caixa! Fluxo de caixa é sucesso no longo prazo, e assim por diante. E você pode conseguir tudo isso enquanto constrói uma reputação positiva para o seu negócio e cuida do planeta em que vive!

Comparativo para análise: custo vs. benefício da assinatura eletrônica

Dá uma olhada no quadro adiante, capaz de resumir bem as diferenças entre assinatura eletrônica vs tradicional.

 

Assinatura física

Assinatura eletrônica

Eficiência Lenta e burocrática Instantânea e remota
Validade jurídica Reconhecimento em cartório Certificação digital
Armazenamento Arquivos físicos Em nuvem
Sustentabilidade Zero Garantida
Despesas Altas e frequentes Nulas (grátis com Assinafy)
Segurança Mínima (Alta chance de extravios e falsificações) Máxima (Criptografia, autenticação e rastreabilidade)

Assina, vai!

Decida pela agilidade, eficiência e lucratividade do seu negócio e faça isso sem precisar implementar tecnologias que você não pode pagar ou que não façam sentido para o seu negócio – daquelas que são só para os outros verem.

Experimente a Assinafy, única plataforma do mercado que oferece até 100 assinaturas mensais de graça e uma Interface de Programação de Aplicações (API) completa para desenvolvedores que querem integração da modernidade ao sistema de suas empresas!

Quer mais? A Assinafy:

  • Não limita a quantidade de signatários dos seus documentos
  • Segue todas as normas da Infraestrutura de Chaves Brasileira (ICP-Brasil)
  • Permite o acompanhamento em tempo real das aberturas e assinaturas dos documentos
  • Facilita a organização de cada contrato por categorias (data, tipo, projeto etc.)
  • Notifica, por e-mail, as partes envolvidas em cada assinatura, reduzindo esquecimentos e perdas de prazos
  • E tem uma equipe de suporte sempre à sua disposição

Está viajando e precisa resolver um trâmite? Sem problema, pois, com a Assinafy, todas as partes de uma negociação podem deixar seus registros pelo celular ou tablet!

Conheça e compare os planos da plataforma ou comece a usar agora mesmo, sem pagar nada.

Compartilhe:

Deixe seu comentário ou dúvida

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá conteúdos sobre tendências tecnológicas para gestão de processos e assinaturas, técnicas de venda e mais.