Como fazer assinatura eletrônica gov.br: aprenda tudo

Entenda como fazer, como e quando usar e como substituir com ainda mais vantagens a assinatura gov.br

Por Assinafy 18 de Setembro de 2025 - Atualizado em 18 de Setembro de 2025 4 min. de leitura
Imagem de um smartphone exibindo o logotipo do site gov.br com fundo borrado da tela de um computador, representando acesso ao portal oficial do governo brasileiro.

A assinatura eletrônica do governo – feita via gov.br – é uma solução à distância, gratuita e reconhecida para validação de contratos e formulários online, mas difere de outras assinaturas eletrônicas feitas através de plataformas avançadas.

No decorrer deste artigo, você vai entender como e quando usar o gov.br para assinar documentos e quais as vantagens do formato. Além disso, vai explorar uma alternativa que talvez valha a pena considerar.

Antes de começar a leitura, fique sabendo: ambas as opções trazidas têm validade jurídica garantida pelo Decreto 10.543/2020 e pela Lei 14.063/2020.

Como fazer assinatura eletrônica gov.br?

A assinatura eletrônica do governo só pode ser feita por quem tem conta criada no site gov.br, então, se não for o seu caso, providencie um cadastro agora mesmo. Em seguida, certifique-se de que a sua conta atinja os níveis “prata” ou “ouro”.

Aqui estão os três passos obrigatórios a serem seguidos:

  1. Pela internet ou baixando o aplicativo para celular, acesse sua conta gov.br com CPF e senha
  2. Se, depois do acesso, você perceber que a sua conta está no nível “bronze”, clique eu “Aumentar nível” e siga o passo a passo
  3. A partir do nível “prata” no gov.br, você já poderá fazer assinaturas eletrônicas através do mesmo portal ou app, em outra página ou categoria

Antes de usar a opção, apenas obtenha, junto ao órgão ou à empresa que solicitou sua assinatura, a autorização para fazer o registro de forma eletrônica.

Como usar a assinatura eletrônica gov.br?

Uma vez cadastrado em conta nível “prata” ou “ouro” do gov.br, para oficialmente assinar um documento com o seu novo registro:

  1. Procure pelo recurso de “Assinador” na página web ou no app gov.br; se preferir acesso direto, digite, no seu navegador, o site assinador.iti.br
  2. Faça login usando o mesmo usuário e a mesma senha do gov.br
  3. Carregue o documento que você deseja assinar (o arquivo precisa estar salvo no seu computador ou celular)
  4. Clique no documento e em “Assinar digitalmente”
  5. Mesmo se estiver fazendo o trâmite via computador ou tablet, use o aplicativo gov.br no seu celular para verificar a assinatura; digite o código e clique em “Autorizar”
  6. Pronto! Aí vai ser só selecionar a opção “Baixar arquivo assinado” para fazer o download do documento em sua versão final.

Lembre-se de garantir que a assinatura eletrônica via gov.br seja permitida para autenticação do documento em questão.

Quando usar assinatura eletrônica gov.br?

Em geral, o registro é aceito para contratos e termos diversos ligados a órgãos públicos, requerimentos a serem protocolados em prefeituras ou secretarias e outros documentos que precisam de validação nas esferas municipais, estaduais e federais.

A assinatura eletrônica gov.br apenas não substitui o certificado digital ICP-Brasil, assim como outras assinaturas eletrônicas feitas via plataformas avançadas.

No mais, apesar das vantagens de ser totalmente gratuita e reconhecida pelo governo e de não exigir certificado digital pago, essa alternativa, especificamente, tem algumas desvantagens também, como a limitação de quantidade de documentos e a ausência de qualquer funcionalidade extra para pessoas físicas e jurídicas.

Então, se você está buscando por uma solução que realmente simplifique o seu cotidiano, considere explorar mais opções.

Existem alternativas gratuitas à assinatura gov.br, você sabia?

Algumas plataformas de assinatura eletrônica disponíveis no mercado hoje em dia permitem a empresas e pessoas que façam registros em uma centena de documentos (literalmente!) – de graça.

Essas soluções ainda oferecem recursos avançados de gestão de arquivos, garantindo maior agilidade, praticidade e controle para quem conta com elas.

As melhores plataformas também têm validade jurídica, como o gov.br, mas são ainda mais práticas de usar! E…

  • Permitem assinaturas de múltiplos signatários
  • Informam sobre quem abriu o documento e em qual dia e horário
  • Alertam sobre assinaturas pendentes
  • Enviam notificações por e-mail
  • Têm API gratuita e pronta para uso
  • Podem ser integradas a outros sistemas
  • Aceitam a personalização dos documentos com a identidade visual a sua empresa
  • Eliminam a necessidade tanto de impressão de arquivos quanto de disponibilização de espaço físico para guardá-los

Experimente. Não custa nada, né?

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