
A assinatura realizada através do sistema do governo é válida em órgãos e serviços públicos ou empresas privadas que integrem o gov.br, enquanto a assinatura eletrônica realizada através de uma plataforma especializada serve para a validação de todo tipo de documento corporativo, por exemplo.
Essa é a principal diferença entre os dois formatos, e um fator importante para você decidir qual adotar.
Não restam dúvidas de que formalizar documentos não precisa mais ser algo lento e burocrático, então, continue lendo este artigo para entender tudo o que é necessário sobre assinatura eletrônica vs. assinatura gov.br – e selecionar a mais adequada.
Escolhendo entre assinatura eletrônica e assinatura gov.br
Para escolher entre os dois tipos comuns de assinaturas feitas à distância, via governo federal (gov.br) e por software de assinatura eletrônica, considere:
- Volume de assinaturas
- Tipo de documentos
- Destinatários públicos ou privados
- Nível de segurança exigido
- Integrações com outros sistemas
- Facilidade de uso para o assinante
E diferencie bem as alternativas.
Assinatura eletrônica vs. gov.br: qual a diferença?
A assinatura eletrônica é comumente usada no mundo corporativo, enquanto a assinatura gov.br fica vinculada ao cadastro de cada cidadão no site oficial do governo federal e é usada majoritariamente para documentos públicos.
Assinatura eletrônica
Esse formato tem validade jurídica quando registrado através de uma plataforma que cumpra os requisitos da Lei 14.063/2020, e é aplicado em:
- Contratos
- Propostas
- Termos de adesão
- Documentos internos
- Processos de integração
Assinatura gov.br
Também segura e juridicamente válida, mas obrigatoriamente realizada pelo site gov.br e só por cidadãos com contas nível prata ou ouro, essa assinatura é digital e funciona para:
- Documentos de empresas com integração ao governo federal
- Documentos enviados a órgãos públicos
- Declarações, requerimentos e petições em sistemas do governo
- Serviços públicos, como Receita Federal, INSS e Justiça Eleitoral
“Escolhi a primeira opção. Faz mais sentido! Mas qual plataforma usar?”
Você pode assinar até 100 documentos mensais de graça usando a plataforma de assinatura eletrônica da Assinafy, e ainda tem API completa, liberada sem custo adicional.
Vale ressaltar que a Assinafy é uma plataforma de assinatura eletrônica credenciada à ICP-Brasil e sem limite de signatários, então, até transações envolvendo várias partes acontecem com facilidade e rapidez através dessa ferramenta.
Além disso, os usuários conseguem armazenar arquivos em nuvem com total segurança por até 90 dias (plano gratuito) e de forma vitalícia (outros planos).
Depois de criar ou baixar o arquivo a ser assinado, basta enviá-lo para os signatários. Assim que todos deixarem suas marcas, o documento ficará salvo para consulta a qualquer momento, mas indisponível para alterações.
Outros diferenciais da Assinafy como solução de assinatura eletrônica
Para tornar a sua rotina ainda mais fácil, a Assinafy também oferece templates de documentos prontos para usar e permite a personalização de cada um deles com logo e cores da sua empresa.
Na plataforma, você visualiza os status dos documentos, atualizados em tempo real, e configura notificações automáticas para ser informado(a) sobre quem abriu e quem assinou eletronicamente cada um.
E, se precisar de suporte técnico, é só acionar os especialistas!
“O que eu ganho ao usar a Assinafy?”
Não bastassem os benefícios práticos do processo de assinaturas gratuitas através da Assinafy, você e sua empresa ainda ganham com:
- Máxima confiabilidade e reputação positiva
- Mais produtividade e menos tempo despendido nessas tarefas
- Corte de gastos com papel, impressões, motoboy, armazenamento etc.
- Segurança garantida dos documentos contra fraudes, roubos, perdas e danos
O retorno sobre o investimento (ROI) da adoção da assinatura eletrônica via Assinafy aparece já no curto prazo, tanto na sua operação quanto no seu bolso. Comece a usar agora mesmo.
Deixe seu comentário ou dúvida