6 benefícios reais da assinatura eletrônica nas empresas

Aqui, você não apenas encontra uma lista de benefícios reais da assinatura eletrônica, mas entende por que cada fator é uma vantagem nas empresas. Boa leitura.

Por Assinafy 22 de Outubro de 2025 - Atualizado em 22 de Outubro de 2025 4 min. de leitura
6 benefícios reais da assinatura eletrônica nas empresas

Os benefícios da assinatura eletrônica nas empresas não se limitam a processos mais rápidos e ao fim da dependência do papel, da impressora e de motoboys ou similares: a alternativa dá segurança e confiança para os registros, ao mesmo tempo que elimina burocracias.

E é válida perante a Lei se feita corretamente!

Para começar a usar a assinatura eletrônica, você pode se cadastrar na Assinafy, com a liberdade de experimentá-la gratuitamente e conhecer seus recursos avançados. Que tal? Se ainda não estiver convencido(a), aqui vai uma lista completa de vantagens de usar:

1. Segurança jurídica

A Assinafy segue à risca o que dita a Medida Provisória 2.200-2/2001 e outras legislações essenciais de assinaturas eletrônicas e digitais, garantindo que seus registros tenham respaldo jurídico de verdade, independentemente de em quais documentos sejam feitos:

  • Contratos de trabalho ou aditivos contratuais
  • Contratos de prestação de serviços
  • Contratos de compra e venda
  • Termos de adesão e políticas internas
  • Propostas comerciais e acordos de parcerias
  • Acordos de confidencialidade
  • Formulários de consentimento de uso de imagem
  • Etc.

É isso, mesmo! Você pode usar a Assinafy para qualquer assinatura avançada, ou seja, em que não haja obrigatoriedade de reconhecimento presencial, de firma em cartório ou certificação ICP-Brasil. Dentro da Lei!

2. Muito menos custos

Fora pelo fato de a Assinafy oferecer a assinatura de até 100 documentos grátis por mês, sua adesão à plataforma também vai representar economia com papéis, impressões, transportes e tempo implorando aos signatários que lhe devolvam o documento para um processo seguir em frente.

Você comprovadamente reduz custos com a assinatura eletrônica, ganhando em sustentabilidade e sem abrir mão da segurança, dois fatores essenciais para o crescimento do seu negócio.

3. Sustentabilidade garantida

Assinaturas online minimizam o uso de papel, de tinta e tonners de impressoras – e da energia elétrica a cada impressão, o consumo de combustíveis e até a poluição sonora ligada ao transporte de documentos e assim por diante.

No mais, movimentar-se a favor da digitalização é sinônimo de estimular uma cultura mais consciente e reforçar práticas ESG valorizadas no mercado, destacando-se por isso também.

4. Máxima segurança

Todo e cada registro é absolutamente seguro quando feito através da Assinafy; protegido com criptografia, códigos de verificação e trilha de auditoria completa.

Na prática, isso significa que:

  • Cada assinatura é única e vinculada a um usuário específico
  • É possível comprovar data, hora, IP e dispositivos usados nas assinaturas
  • Você recebe notificações sempre que o documento é aberto ou assinado
  • Nenhum arquivo pode ser alterado depois de feitos os registros dos signatários

Para completar, fique sabendo: a implementação da assinatura eletrônica com Assinafy segue absolutamente a LGPD, ou seja, o compliance é total.

5. Centralização de processos

Ainda, como tudo acontece de forma digital e organizada, a documentação da sua empresa fica centralizada e isso evita confusões, atrasos e retrabalho que surgem quando os processos ainda são manuais ou quando as plataformas não têm recursos avançados.

E, lendo esse parágrafo aqui de cima, não pense só no fluxo de assinaturas, mas na gestão de documentos como um todo! A Assinafy pode transformá-la para melhor, enquanto você se torna o(a) responsável pela transformação digital do seu negócio.

(Sem gastar mais do que o necessário, hein!).

6. Integração com API gratuita

Por último, eis aqui mais um diferencial que só a Assinafy tem: integração da assinatura eletrônica via API – de graça.

Essa integração gratuita foi pensada para facilitar ainda mais a rotina de empresas que lidam com muitos documentos, como fintechs, contabilidades digitais, startups e escritórios de diversos tipos, pois, com ela, é possível:

  • Enviar notificações em tempo real para clientes e equipes
  • Automatizar o envio, a assinatura e o armazenamento de contratos
  • Conectar assinaturas diretamente a sistemas internos

E ganhar em produtividade e eficiência.

A Assinafy nasceu para eliminar desperdícios e transformar a forma como pessoas como você lidam com contratos e documentos, oferecendo não só uma tecnologia simples e barata, mas eficiente

Transforme a rotina do seu negócio, adotando a assinatura eletrônica da Assinafy sem gastar nada para até 100 documentos/mês. Comece agora.

Compartilhe:

Deixe seu comentário ou dúvida

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá conteúdos sobre tendências tecnológicas para gestão de processos e assinaturas, técnicas de venda e mais.