Existem duas formas de uma pessoa física ou jurídica usar assinatura eletrônica em documentos hoje em dia: fazê-la via gov.br ou adotar uma plataforma avançada específica, como a Assinafy.
A assinatura via gov.br é indicada exclusivamente para atos envolvendo órgãos públicos ou situações em que há necessidade expressa de autenticação por identidade digital governamental.
Por outro lado, a assinatura eletrônica via Assinafy serve para um monte de coisas, como situações em que é preciso firmar contratos de prestação de serviços, compartilhar propostas comerciais ou termos de aceite, registrar formulários de RH, validar acordos de confidencialidade e procurações particulares etc.
Até documentos financeiros internos podem ser assinados via Assinafy, e fique tranquilo(a), pois o formato é 100% válido juridicamente!
Este artigo ensina como adotar cada uma das opções para você escolher conforme as suas necessidades.
Como usar assinatura eletrônica gov.br? E quando fazê-la?
Para assinar um documento de ato envolvendo órgão público ou em que há necessidade expressa de uso do gov.br (portal oficial do governo federal), crie uma conta e a valide para chegar ao nível prata ou ouro.
Depois, acesse o serviço de assinatura disponível por lá, carregue seu documento e confirme o registro.
Talvez você precise contratar à parte um carimbo de tempo e integridade, caso seja necessário comprovar exatamente o horário de validação do documento.
Esse é um exemplo de exigência adicional e legal que acontece em algumas situações e, por exigências assim, embora a assinatura via gov.br seja tanto oficial quanto segura, só vale adotá-la quando estritamente necessário.
Caso contrário, você estará lidando desnecessariamente com burocracias.
Alternativa ao gov.br: plataformas avançadas de assinatura eletrônica
Mais simples e igualmente válidas para o dia a dia, as plataformas de assinatura eletrônica são indicadas caso você queira praticidade, economia de tempo e dinheiro, sustentabilidade e conforto sem abrir mão da confiabilidade.
E caso não haja obrigatoriedade da assinatura via gov.br, é claro!
Como funciona a assinatura eletrônica em plataformas avançadas?
As melhores soluções lhe permitem tanto carregar um documento PDF já pronto quanto criar seu documento online e compartilhá-lo com signatários. Adiante, você aprende como implementar a assinatura eletrônica da Assinafy – de graça para até 100 arquivos/mês!
Como usar assinatura eletrônica na Assinafy: passo a passo
Carregue ou crie seu documento na Assinafy e o compartilhe com signatários se quiser garantir que todo o histórico de edições e registros fique salvo na plataforma, facilitando auditorias e rastreamento e evitando erros e perdas de evidências.
Siga este passo a passo para assinar documentos de graça a partir de agora:
- Cadastre-se na plataforma de assinatura eletrônica da Assinafy
- Faça ou carregue o documento e não o altere depois disso
- Adicione os signatários, informando nome e e-mail na plataforma
- Defina a ordem de assinaturas se quiser
- Crie e posicione os campos de assinatura, datas e textos
- Escolha entre autenticação via API integrada de assinatura, via e-mail ou via SMS
- Compartilhe o pedido de assinatura; um link será enviado a cada signatário
- Receba um alerta quando todos já tiverem assinado o documento
- Baixe a versão final em PDF, mesmo a tendo armazenada em nuvem
Em paralelo, faça o download do relatório de auditoria do seu documento para ter a prova de “por onde ele andou” e provar integridade quando/se necessário.
A Assinafy está à sua disposição o tempo todo!
À distância e sem gastar nada, você usa a Assinafy sempre que precisa de assinaturas rápidas e confiáveis e, ainda por cima, garante uma melhor organização de grandes volumes de documentos e automatiza processos internos.
Além disso, os benefícios para empresas e até para pessoas físicas também englobam economias com custos de cartório, papel, deslocamento e logística são significativas – e não se esqueça de que a validade jurídica dos documentos está garantida com a Assinafy.
Você ainda conta com trilha de auditoria e armazenamento seguro dos seus documentos em nuvem brasileira, e acaba de vez aquela história de copiar e colar uma assinatura manual num documento em PDF!
Entre numa nova era: de adequação completa à LGPD, conformidade com padrões internacionais de segurança da informação, sustentabilidade e escalabilidade para lidar com dezenas, centenas ou até milhares de arquivos simultaneamente sem perder o controle.
Comece agora.
Deixe seu comentário ou dúvida