Assinatura eletrônica financeira: por que escolher

Entenda por que a assinatura eletrônica via Assinafy traz benefícios importantes para o setor financeiro e como implementá-la grátis agora mesmo.

Por Assinafy 10 de Setembro de 2025 - Atualizado em 10 de Setembro de 2025 4 min. de leitura
Pessoa assinando digitalmente um documento no smartphone, com ícones de contratos com checkmark flutuando ao lado, simbolizando assinatura eletrônica e assinatura digital.

Usar assinatura eletrônica no setor financeiro pode ser altamente vantajoso, afinal, a alternativa reduz custos, acelera a formalização de contratos e melhora a experiência dos clientes.

E dá para torná-la realidade de forma segura e gratuita, com respaldo legal, através da Assinafy.

Se você quer ganhar eficiência sem complicar sua operação, vai gostar de conferir as informações deste artigo. Aqui estão cinco motivos para agir agora mesmo!

1. Validade jurídica

A assinatura eletrônica gratuita realizada através da Assinafy tem total validade jurídica e está adequada ao que exige a Medida Provisória 2.200-2/2001, bem como a Lei 14.063/2020. Você pode contar com os recursos dessa plataforma avançada para assinar, com respaldo legal:

  • Contratos de crédito
  • Termos de adesão
  • Autorizações diversas
  • Propostas comerciais
  • Dentre outros similares

Sem pagar nada!

2. Zero custos

Assinar com Assinafy é, mesmo, um processo 100% grátis, mesmo, para até 100 documentos por mês, com usuários ilimitados. E já incluindo API e personalização dos documentos com a marca da empresa!

Além disso, os planos pagos têm assinaturas a partir de R$ 39,90 mensais – para caber no bolso, sem dor de cabeça, mesmo – escaláveis conforme o volume de documentos.

O uso da plataforma também reduz custos com papelada, impressões, envios e armazenamento em espaços físicos, permitindo uma economia (segura!) de mais de 90%.

3. Máxima segurança

Sim, a assinatura eletrônica realizada via plataforma avançada é totalmente segura inclusive para o setor financeiro e bancário.

As tecnologias adotadas pela Assinafy para proteger tanto os registros quanto as informações de cada documento envolvem criptografia e código hash, trilha de auditoria, validação ICP-Brasil e ITI e verificação de autenticidade.

Na prática, isso significa que:

  • Cada assinatura é vinculada apenas a um único usuário
  • É possível comprovar data, hora, IP e dispositivos utilizados para os registros
  • Responsáveis pelos contratos são notificados a cada abertura e assinatura
  • Nenhum documento pode ser alterado depois de assinado

E o processo acontece em conformidade com a LGPD, sem atrasos que poderiam levar os clientes a procurarem outra instituição, por exemplo.

4. Agilidade e maior garantia de negócios fechados

Dentre os benefícios da assinatura eletrônica para instituições financeiras e bancárias também se destaca a agilidade na execução de contratos financeiros que, muitas vezes, pode representar a garantia de uma negociação concluída com sucesso.

Hoje em dia, principalmente num setor com tantas transações, ninguém mais quer ficar esperando um papel ser impresso para conferi-lo e assiná-lo, depois enviá-lo a outra pessoa via motoboy e assim por diante, certo?

Seja qual for o tipo de assinatura eletrônica financeira, o processo acontece em segundos, à distância, sem travar um ou mais colaboradores que poderiam estar atuando de forma estratégica, melhorando a experiência dos usuários e reduzindo erros e retrabalhos.

5. Integração com API gratuita

Por último, mas não menos importante, a API gratuita aparece como outra vantagem da assinatura eletrônica via Assinafy para fintechs, contabilidades digitais, startups e outras instituições do ramo.

Através dela, fica muito mais fácil:

  • Automatizar fluxos de envio, assinatura e armazenamento de contratos
  • Registrar as assinaturas automaticamente em sistemas internos, como ERPs e CRMs
  • Notificar clientes e funcionários em tempo real
  • Centralizar a gestão dos documentos, mesmo em grande volume

Sem nenhum custo, como você já sabe, ou horas extras de trabalho de um desenvolvedor.

Chega de perder tempo e dinheiro!

Ao integrar a API de assinatura eletrônica da Assinafy diretamente aos sistemas da sua empresa, você evita erros comuns em processos manuais e libera seu time financeiro e até jurídico para focar em atividades estratégicas, como análise de crédito, captação de clientes e fechamento de negócios.

E faz isso mantendo a segurança, a validade jurídica e a conformidade com a LGPD essenciais, principalmente, no seu setor de atuação.

A Assinafy foi criada para ser a sua plataforma de assinatura eletrônica com funcionalidades voltadas ao fim do desperdício de recursos valiosos e à impulsão do seu negócio.

Clique em “Conhecer a Assinafy” ou “Usar agora” nos botões desta página e experimente!

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